WhatsApp Image 2020-05-04 at 15.34.10.jp

 Sobre  

Escola Municipal de Música "Romário Antonio Barbosa"

 

A escola foi criada oficialmente no ano de 1989 para atender a uma demanda de alunos que, até então, tinham que sair da cidade em busca de cursos na área da música. Inicialmente, a escola ocupou um espaço junto à sede da Banda União na Rua Dr Alvin, centro da cidade. Em pouco tempo, o espaço se mostrou pequeno e inadequado para atender o crescente número de alunos. Em 1992, a escola foi transferida para Casa da Cultura local mais amplo, um casarão localizado na Rua Tristão Pires, também no centro da cidade, onde funcionou até o ano de 1999, quando mudou para Avenida José Maurino também no centro da cidade, e em 2020 mudou se para a Praça Dr. José Sacramento e Silva permanecendo no centro da cidade.

Com a reforma da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal, realizada entre 2009 e 2010, de acordo com a lei complementar nº 109 de 27/11/2009, foram criadas as Secretarias Municipais e dentre elas, a Secretaria, de Educação, Cultura e Esportes. Dentro desta pasta também foi criada a Diretoria de Cultura e Esportes responsável pelos setores culturais e esportivos do município, o que inclui a Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”. A partir deste novo formato administrativo, ouve a possibilidade de melhorar a adequação do espaço, adquirir novos instrumentos musicais e, principalmente, criar e efetivar dez cargos de professores de música de 2010 e criar e efetivar mais cinco cargos de professores de música, em 2012.

A Escola passa então a oferecer, através do atual corpo docente, formado por 17 professores efetivos um número maior de especialidades. Hoje visando garantir uma aprendizagem com qualidade pedagógica, é possível atender até 800 alunos, os cursos oferecem aos alunos desde o primeiro semestre aulas de teoria de prática, sendo todos os cursos gratuitos nas modalidades: Musicalização (idade de 07 a 08 anos), Curso Infantil (idade de 09 a 11 anos), Curso Lúdico (idade acima de 40 anos) e Formação Musical (Idade de 12 anos a 40 anos).

Instrumentos Oferecidos:

Canto Coral, Canto Coral Infantil e Canto Coral Juvenil, trompete, trombone, tuba, clarineta, saxofone, flauta transversal, flauta doce, bombardino, bateria, piano erudito e popular, violão, guitarra e contrabaixo, teclado, violino, canto popular, Cavaquinho.

Grupos da Escola:

Coral (Adulto, Infantil e Juvenil), Combo do B, Grupo Lúdico de Violões e Quinteto de Metais.

images.jpg
Romário Antonio Barbosa

 

Romário Antônio Barbosa, descendente de escravos, trabalhou como lavrador, cozinheiro e operário, antes de descobrir sua vocação musical. Com seus mais de 60 anos, era um abnegado professor de música, que lecionava sentado em um caixote improvisado como banco, no antigo barracão do Miquetti, atrás do campo União.

Não ensinava apenas música: era uma verdadeira lição de vida, regida com exemplos de disciplina, determinação, caráter, humildade e perseverança. Seu Romário faleceu no dia 18 de fevereiro de 1999, deixando um legado para a cultura musical de nossa cidade.  A Escola Municipal de Música recebe seu nome, numa justa homenagem à dedicação deste verdadeiro maestro portofelicense.

Entre em Contato!

Avenida José Maurino, 80, Centro

Porto Feliz, SP

18540-000

escola.musica@portofeliz.sp.gov.br

Tel: (15) 3262-4188 Whatsapp: (15) 99759-7817

Obrigado pelo envio!